domingo, 14 de dezembro de 2008

Centenário de Patativa do Assaré

Um cortejo pelos espaços abertos do Dragão do Mar ao cair da tarde de quinta-feira, dia 18 de dezembro, marcará a abertura do projeto Patativa em todos os Pontos, que abre as homenagens ao centenário de Nascimento de Patativa do Assaré a ser celebrado em 05 de março de 2009.

Com o propósito de possibilitar o encontro de diversos grupos artísticos, entre exposições, teatro, musica, literatura e oficinas, o projeto também fará o lançamento da ação "Amigos do Patativa", que visa arrecadar fundos para a restauração da casa do poeta cearense.

O evento que segue de 18 a 19 de dezembro, no Centro Cultural Dragão do Mar, contará com a presença do secretário de Cultura do Ceará, Auto Filho, o professor BC Neto, e representante da família de Patativa e do município de Assaré. A ação é promovida pelo Instituto da Cidade, em parceria com os Correios.

A idéia surgiu não só para comemorar o Centenário de nascimento de Patativa do Assaré, mas o conhecimento maior deste poeta e auto-didata, através das diversas artes promovidas pelos Pontos de Cultura do Estado do Ceará e demais grupos artísticos, fazendo a população viver a história deste mestre da literatura e da musica no Ceará.

Por isso, podemos citar o poeta como um "ponto" em que se fez conhecer o talento e a capacidade de resistir, fazer ouvir e difundir o universo sertanejo desde sua cultura, a beleza de sua natureza, a sua luta pela sobrevivência, cantando em verso e prosa os contraste do sertão nordestino.

Motivada pelo tema central, a programação do evento está comprometida com a integração de grupos populares, convidados a representar Patativa dentro de seu segmento artístico, debates que visam reafirmar a cultura cearense forte, e a literatura que ultrapassa gerações. Serão realizadas mostras de artes integradas com a apresentação dos trabalhos preparados por Pontos de Cultura do Estado do Ceará, e outros estados convidados dentro do seu segmento, (teatro, dança,musica, literatura, fotografia, audiovisual) todas com a temática "100 Anos de Patativa".

Haverá uma integração entre inúmeros seguimentos artísticos dentre eles a música, passando pela arte cênica com o teatro de Mamulengos – PC Invenção Brasileira - DF, que hoje se torna a forma mais tradicional de teatro de bonecos no Brasil.

Uma exposição de fotografia e oficina de cordel, do PC Aqui tem Coisa – de Assaré , darão ao público uma perfeita dimensão do completo artista que Patativa se tornou. No decorrer dos dois dias os participantes farão uma viagem pela vida e história desse artista, poeta e cantador cearense.
Estarão presentes ainda no Cortejo os Pontos de Cultura Roteiro de Luz e CIRCO, o Amanda com uma vinheta de animação, além de outros Pontos de Cultura de Fortaleza.

Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré

Segundo filho de uma família pobre de agricultores de subsistência, freqüentou a escola por apenas quatro meses, em 1921, mas desde então vem "lidando com as letras", como ele mesmo afirmou. Atuava como versejador em festas, e quando comprou uma viola, deu-se início à atividade de compositor, cantor e improvisador. Seu primeiro poema publicado no Correio do Ceará se seu em 1926 e seu primeiro livro, Inspiração Nordestina, trinta anos depois, em 1956, seria lançado. Em 1978 publicou o livro Cante Lá que Eu Canto Cá, e em 1979 iniciou, com Poemas e Canções, a gravação de uma série de discos, entre os quais se destacam Canto Nordestino (1989) e 88 Anos de Poesia (1997).

Serviço

Projeto Patativa em todos os Pontos - Centenário de Patativa do Assaré no Ceará

Data: 18( a partir das 17h, com a abertura oficial às 19 horas) e 19 de Dezembro a partir das 8h com credenciamento.

Local: Centro Cultural dragão do Mar

Acesso e Programação: GRÁTIS

Informações: (085) 3253.3441/88509531/9539

Leia mais...

Arquivo do blog

Seguidores

  ©2008 Template by Dicas Blogger. Desenvolvido por David Aragon.

TOPO