terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Conheça o Instituto da Cidade

O Instituto da Cidade é uma ONG – Organização Não Governamental - criada por sociólogos, educadores, artistas, profissionais de saúde, economistas, arquitetos, urbanistas, geógrafos, professores, pesquisadores, universitários, advogados, ambientalistas e lideranças comunitárias. Sua história é marcada pelo trabalho em torno das questões urbanas e realiza há oito anos o maior fórum de discussão desses temas em Fortaleza: o “Encontro da Cidade.” Participa também de Fóruns, Debates, audiências Públicas e mantém grupos de estudos. Em Agosto 2005, aprovou o Projeto do Ponto de Cultura Roteiro de Luz no Ministério da Cultura e em 2007 foi eleito representante dos Pontos de Cultura do estado do Ceará. Ainda em 2007 tornou-se Membro do Conselho Municipal de Habitação (COMHAP) e do Conselho Fiscal do Hospital Waldemar Alcântara.

Nos anos de 2005 e 2007 realizou com sucesso, a Conferência da Cidade de Maracanaú. E participou da comissão de organização de todas as Conferências Estaduais e Municipais das Cidades.

O Instituto da Cidade presta ainda, serviços de assessoria na elaboração de projetos para prefeituras. Promove seminários, capacitações e debates de assuntos diversos que possam interessar ao desenvolvimento das cidades, inclusive a Conferência das Cidades e Plano Diretor.

Ponto de Cultura Roteiro de Luz

O Roteiro de Luz é um Ponto de Cultura dirigido pela ONG Instituto da Cidade, que faz parte do Programa Cultura Viva do ministério da Cultura. A idéia principal do Roteiro de Luz é compreender, reconhecer e difundir as manifestações populares, o patrimônio imaterial e a história local através dos recursos audiovisuais e da inclusão digital com jovens estudantes de escolas públicas de Fortaleza. Fazendo com que os trabalhos apresentados sirvam ao mesmo tempo de capacitação e de experiência profissional. O objetivo é associar a cultura e a capacitação para o trabalho na perspectiva de uma nova dinâmica social que beneficie os participantes do programa. Contribuindo, na formação e na difusão da cultura, com o resgate dos valores, costumes e crenças através do fortalecimento de sua cidadania.

Encontro da Cidade

O Encontro da Cidade tem a constante preocupação de discutir os caminhos das cidades brasileiras, seus impasses e desafios. Espaço que surgiu em 2000, como resposta à necessidade de pensar nossas cidades e extrair soluções permanentes.

Ao longo desses anos o evento aglutinou um grande número de lideranças populares, personalidades e intelectuais em torno do debate sobre o futuro das cidades e o desmonte do estado (2000), a gestão das cidades e o desenvolvimento do Brasil (2001), os desafios da administração (2002), direito à cidade e às mudanças no Brasil (2003), os desafios da gestão democrática e o direito à cidade (2004), moradia digna como direito humano (2005) o emprego e o que ele pode proporcionar na construção de uma vida digna (2006). A cultura foi o centro das discussões em 2007, com a participação do Ministério da Cultura, da Secretaria Estadual da Cultura e da Prefeitura de Fortaleza.

Há sete anos diversos segmentos da sociedade civil se encontram para reunir idéias e discutir soluções para os problemas urbanos. O Encontro da Cidade é um rico espaço de debate que já se firmou no calendário da Fortaleza.

Boi Juventude

Acreditando que a atitude artística e cultural envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos num processo de resgate das tradições e ancestralidade da comunidade num processo de produção intelectual, colaboração grupal e envolvimento coletivo é extremamente saudável e promissor. O Instituto da Cidade juntamente com o Grupo Folclórico, Boi Juventude, do Pirambú (o bairro mais antigo e mais populoso de Fortaleza) traz o projeto: “Boi Juventude, resgatando a cultura viva!” que visa continuar o resgate da Cultura do Bumba Meu Boi, naquele bairro, dar manutenção e infra-estrutura ao “Boi Juventude”, renovar a auto-estima e promover o auto-conhecimento da comunidade, incentivar a cultura de não violência e o afastamento dos jovens dos grupos de risco social, fortalecer as relações humanas na construção coletiva do projeto, divulgar o folguedo popular da costa oeste de Fortaleza, bem como a imagem positiva das comunidades do grande Pirambú. Este projeto foi selecionado através de edital da FUNCET – Fundação de Cultura Esporte e Turismo de Fortaleza.

Leia mais...

Arquivo do blog

Seguidores

  ©2008 Template by Dicas Blogger. Desenvolvido por David Aragon.

TOPO